Garganta Inflamada – Causas, Remédios, Sintomas. Tudo sobre!

In Clinica dias

A garganta inflamada é uma das principais causas de dor de garganta acompanhada de tosse seca e dificuldade  para engolir. A inflamação da garganta pode ser causada por diferentes fatores como após a exposição ao frio, durante uma gripe ou como sintoma de doenças tal como a faringite, amigdalite e demais infecções virais ou bacteriana.

O tratamento da garganta inflamada depende da causa do problema. Em alguns casos ela será naturalmente tratada juntamente com o causador como por exemplo uma infecção bacteriana. Outros casos dependerão de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou substâncias à base de Penicilina. A cura só poderá ocorrer diante de um diagnóstico correto.

10 SINTOMAS DE GARGANTA INFLAMADA

A dor de garganta é uma reação comum, mas nem sempre quer dizer uma infecção ou inflamação. É comum que a garganta dolorida aconteça em crianças devido a fragilidade do sistema de defesa, principalmente aquelas que não foram amamentadas por pouco tempo com leite materno. Para reconhecer uma garganta inflamada alguns sinais podem ajudar no diagnóstico, confira todos os sintomas:

1. Garganta seca;
  2. Dificuldades para engolir;
  3. Glândulas inchadas no pescoço e mandíbula;
  4. Dores na mandíbula;
  5. Dor de garganta;
  6. Sensação de garganta arranhada;
  7. Manchas brancas;
  8. Presença de pus nas amígdalas;
  9. Sensação de calor na garganta;
  10. Voz rouca e abafada.

Em crianças a recusa de comida também é um sinal a ser levado em consideração, pois isso significa que está sentindo dores ao se alimentar. Quando a garganta inflamada  se manifesta por mais de três dias isso pode se tornar um problema, pois a alimentação adequada também faz parte do tratamento, associando alimentos anti-inflamatórios e muito líquido.

O pico da dor tanto para crianças quanto para adultos é no começo da noite, período em que a febre também costuma a aparecer ou aumentar. É recomendado o repouso e manter a medicação para aliviar os sintomas.

Quando há o caso infecção na garganta por causa  bacteriana ou viral  podem aparecer outros sinais que vão além da sensação de dor na garganta e fatores relacionados como por exemplo:

Esses sintomas são o suficiente para diagnosticar um garganta inflamada. No entanto, mesmo assim, é preciso identificar a causa do problema para que se possa recomendar o tratamento mais eficiente de acordo com as especificidades do paciente. Ao reconhecer os sinais de inflamação na garganta é preciso agendar uma consulta ao médico.